quarta-feira, fevereiro 12, 2025
spot_img

Naturalmente bela, Trajano de Moraes também ganha destaque no antigomobilismo

Olá!

Desbravando esse Estado maravilhoso, chegamos a um charme de cidade e a uma pessoa ímpar. Na Rota dos Clássicos está em Trajano de Moraes e foi ao encontro do 1garagem47, do nosso brother Breno.

Eu sou Marcio Henriques, proprietário do fusca Zé Begín,  que você pode encontrar no Instagram @zebegin_fusca70.

Trajano de Moraes teve o início de sua história ligado a portugueses que chegaram até o local em busca de riquezas minerais, que não existiam, mas perceberam que ali, existia o café e todo potencial para a produção do grão. Os portugueses e escravos produziam em grande escala, o que fez o local ser grande referência no setor e chamou a atenção de outros europeus, que chegaram por volta de 1881.

O primeiro povoado se formou ao Capela Nosso Senhor dos Passos, em 1840, situada na atual São Francisco de Paula. A vida dos Barões do Café eram fartas e prósperas,  permitindo com que vivessem de acordo com a moeda e costumes vivido pela população da capital. Criaram os jornais que circulavam na localidade, a banda de música, desenvolveram o comércio, etc.

Vários acontecimentos políticos e agrícolas ocorrem, mas a emancipação de Santa Maria Madalena no ano de 1861, fez com que o rumo de muitas coisas fossem mudados. O fim da escravidão e o esgotamento do solo trouxeram uma grave crise econômica e no intuito de atenuar essa crise, o governo decretou a criação do município de São Francisco de Paula, que hoje conhecemos como Trajano de Moraes. O responsável por tal ato foi o Coronel Alfredo Lopes Martins, em 27 de dezembro de 1929.

A linha férrea chegou em 1893 e um novo núcleo populacional se formou ao redor dela, mas assim como ocorreu em inúmeros municípios do estado, com a extinção do transporte ferroviário, muitas coisas “pararam no tempo”.

O município leva esse nome em homenagem a Trajano Antônio de Moraes, que migrou com sua família, ainda criança, do interior do Paraná. Criou grande riqueza e era proprietário das fazendas de Santo Inácio, Barro Alto e Retiro, além de ter sido um homem de grande influência. O comendador Trajano Antônio de Moraes, como ficou conhecido,  morreu em 1911.

Trajano de Moraes ou simplesmente Trajano, como é popularmente conhecido, é um espetáculo natural. Suas cachoeiras chamam atenção pela beleza e a cachoeira que é considerada a mais tradicional é a “Graças à Deus “, que fica no 5°distrito do município,  chamado “Sodrolândia”. A praça principal é ponto de encontro certo e munícipes e visitantes se beneficiam do 8° melhor clima do país. Trajano ainda preserva a grande influência arquitetônica suíça, portuguesa, alemã e sírio-libânesa que teve durante toda a sua história. A cidade também é propícia para a prática de esportes radicais e também para programas mais tranquilos como caminhadas por suas belas trilhas, turismo rural e um mergulho quase que obrigatório em uma de suas cachoeiras. Fazendas, capelas, estações ferroviárias, pesca, natação, caminhada, contato direto com a natureza e dentro desse paraíso natural,  óbvio que não poderia faltar os clássicos que tanto amamos.

Breno Moraes, é fundador e administrador do 1garagem47. Você é herdeiro do Trajano? Rsrsrs
Breno conta que,  “Tudo começou ao olhar uma Brasília 1978 que estava encostada em uma das áreas do quintal. Havia um tempo que estava lá que já era minha há pelo menos dez anos. Ela foi protagonista de altas aventuras e histórias. Olhando para ela e tendo inúmeras lembranças, entendi que era a hora de vê-la rodando pelas estradas novamente e assim surgiu o projeto de reunir a paixão pelos carros antigos e enveredar em novas aventuras.”

Ele ainda conta que “Por que não começar a reunir todos aqueles que curtem carros antigos e promover encontros?” Desta forma surgiu a marca 1garagem47. Você deve estar se perguntando de onde surgiu esse nome, correto? Então, Breno nos conta que “Sou descendente de uma família de mecânicos pioneiros da região de Trajano de Moraes, onde fui criado desde pequeno dentro de oficinas e já demonstrava minha paixão pelos carros. Desta forma o nº 1 representa o pioneirismo de minha família em mecânica e lanternagem no município de Trajano de Moraes e o nome garagem advém do local onde eu recupero meus próprios carros e onde a Brasa, apelido carinhoso da minha Brasília 78 é
guardada e fora recuperada para retornar às pistas. O número 47 é o número do local onde fica essa garagem.” Breno ainda continua dizendo que “A filosofia da marca é promover encontros mensais e anuais com o objetivo de reunir pessoas que possuem a mesma paixão e com isso poder movimentar a vida social e turística em nosso município,  além de realizar projetos sociais. O primeiro encontro ocorreu no ano de 2021 e o ano de 2022 protagonizou o primeiro anual o qual registrou mais de 80 carros participantes, dezenas de brindes sorteados e 54 patrocinadores que apoiaram a ideia. Atualmente a marca é gerenciada por mim e recebo o auxílio da minha esposa que também apoia a minha ideia e me acompanha nos eventos.”

Breno está entre um dos caras que mais buscam difundir a cultura do antigomobilismo. Um cara super do bem, super animado, com um entusiasmo que não cabe dentro dele. Se você não o conhece, provavelmente já ouviu ganhar dele.

O anual do 1GARAGEM47 será realizado no dia 21/04 e há grande probabilidade dessa data ser continua para os próximos anuais. Esse evento tem tudo para superar toda e qualquer expectativa, pois Breno está desenvolvendo um bom know-how através do networking que ele vem desenvolvendo. O cara conhece todo mundo!!!!! Rsrsrs

Pé no porão, mas com responsabilidade.
Se beber, não dirija.

Contatos do clube
No Instagram @1garagem47
Telefone/WhatsApp +55 22 98129-5044

Related Articles

01 Comentário

  1. Belo trabalho de registro da nossa história e da alegria que essas máquinas trazem nos momentos com nossas famílias e amigos! Muito importante esse trabalho, Márcio!

LEAVE A REPLY

Por favor faça um comentário
Por favor informe o seu nome

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles