Olá!
Após a parada para o Carnaval, o Na Rota dos Clássicos chega a São Gonçalo, terra de muita história, mas que sofre pela falta de opções turísticas e tem muita superação.
Eu sou Marcio Henriques, proprietário do fusca Zé Begín, que você pode encontrar no Instagram pelo @zebegin_fusca70.
São Gonçalo é uma terra que tem sua história iniciada, basicamente, em períodos iguais a do Rio de Janeiro e Niterói. Já fez parte da antiga capital fluminense, Niterói, que perdeu o título de Capital do estado após a junção do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro em 1975 e teve grande influência industrial em seu desenvolvimento econômico-social. Conhecida como “Manchester-fluminense”, São Gonçalo abrigou e/ou abriga importantes nomes industriais como Coqueiro, Him que foi adquirida pela Gerdau, refrigerantes Flexa/Mineirinho. A falta de cuidado e zelo com pontos, locais e construções históricas, somado a alta poluição da Baía de Guanabara, faz com que os atrativos turísticos sejam baixíssimos. Visto a Fazenda de Columbamdé, sendo a atualmente a construção mais antiga do município, 1618, que foi vítima de depredação, vandalismo e roubo.
Um povo, um local, uma cidade sem história, é um povo, um local, uma cidade sem referências, sem saber de onde veio e para onde vai e dentro desse sentido, todo mundo sempre busca alguma referência para algo. Na literatura temos Camões, Lobato, Shakespeare. No cinema Al Patino, De Niro, Denzel Washington. Pontos turísticos temos Cristo, Catedral de Barcelona, Grand Canyon. Para nós, amantes do automobilismo Daytona, Mônaco, Le Mans, Indianápolis. Nos clubes antigomobilistas não poderia ser diferente. Mas precisamente no que diz respeito aos aircooleds, temos grandes referências como o meu Quebradores, Serra Bugs e claro a famosa Família Ferrugem.
A história da F.F. surgi, basicamente, como a de todos os grandes clubes. O “Quarteto Fantástico”, Renan Menezes, Alecio Rangel, Evandro Manoel e Luiz Carlos, estavam sempre juntos, indo e curtindo os eventos e despretensiosamente no dia 12/12/2014, a família que hoje todos nós conhecemos foi fundada seguindo a linha Volkswagens e derivados com mecânica resfriada a ar, os famosos aircooleds. Só que algumas coisas surgem e naturalmente ganham grandes proporções e foi o que ocorreu com a F.F. . De 4 integrantes iniciais, hoje eles contam com 43 “parentes” que tem em comum o amor pela cultura antigomobilista na linha dos aircooleds. Se você tem o interesse, o desejo, a vontade de fazer parte da Família Ferrugem, sinto lhe informar que o grupo está fechado e não há intenção de “escudar” novos membros.
Renan Menezes, um dos fundadores e presidente do clube nos relata que “A maioria dos nossos carros segue a linha da originalidade. Curtimos muito colocar eles baixos com rodas de época, pois curtimos seguir a linha Calstyle.” Ainda segundo Renan, “Gostamos de pegar estrada pra longe. A vibe da estrada é algo único e assim podemos curtir ao máximo possível nossos carros.”
A atual sede do clube foi inaugurada em setembro de 2021 e fica localizada na rua Willian Antunes, n° 205, no bairro do Gradim, em SG. É de fácil acesso. É só pegar a saída 316, no sentido sul da BR-101, dobrar a esquerda na rua Visconde de Itaúna ou a saída 316 sentindo norte e dobrar a direita na rua Visconde de Itaúna e logo a frente dobrar a direta na rua Mauá. Logo a frente, na próxima esquina, você irá encontrar a sede da Família Ferrugem, que abre mensalmente para receber os novos e velhos amigos, para trocar aquela ideia maneira sobre carros, comer hamburguer artesanal, um bom churrasco e tomar aquela cerveja gelada e de quebra ainda pode comprar um souvenir na lojinha com produtos exclusivos F.F. .
Normalmente o anual da F.F. ocorre no início do mês de janeiro, no Sest/Senat de São Gonçalo e Cultivar e expandir a cultura dos Volkswagen Air cooled é sua filosofia.
Famíia Ferrugem, logo estaremos aí para fazer o Na Rota dos Clássicos em loco e poder registrar imagens de todas as máquinas que fazem parte desta “Grande Família”.
Pé no porão, mas com responsabilidade e se beber, não dirija.