O Estado do Rio de Janeiro é mundo a ser descoberto. Praias, Lagoas, lagos, canais, serras, parques ambientais, pousadas, hotéis, resorts e a gastronomia, que encanta, cativa e faz com que nos desfrutamos de prazeres ímpares.
Todo mundo tem seu cantinho preferido, sua comida favorita, sua época do ano favorita para viajar, mas o que é unânime entre os viajantes é a busca por novos lugares para se deliciar e saborear melhor a vida.
Um desses lugares que todo mundo deveria conhecer é Santa Maria Madalena, que fica na região serrana fluminense. A maior parte de seu território fica dentro do Parque Estadual do Desengano e uma de suas atrações gastronômicas é o restaurante Fogão a Lenha, que foi inaugurado no dia dez de julho de 2021 e mesmo tendo pouco tempo apenas dois aninhos, já se tornou referência gastronômica da cidade, fazendo com que moradores de cidades vizinhas se desloquem à Madalena para se deliciarem com o tempero caseiro do restaurante.
A criação do restaurante ocorreu de forma natural e praticamente, inevitável, pois a proprietária Zildelene Costa de Almeida já é cozinheira há quase 20 anos e, ao lado do filho João Pedro, decidiu mostrar ao mundo o seu dom e cativar a todos através do paladar.
O Fogão a Lenha funciona todos os dias das 11h às 15h, com self-service sem balança, e tem a mão-de-obra familiar para movimentar sua cozinha e recepcionar a clientela.
O gostinho da roça está presente no cardápio diário do restaurante, como feijão, arroz, carnes (bovina, suína, peixe), saladas variadas, legumes, verduras fresquinhas, canjiquinha, aaaaaahhh a canjiquinha – essa é o que acaba primeiro nas panelas do restaurante.
Sem falar que é tudo muito natural e saudável. Os ovos, as verduras e os legumes, por exemplo, são produzidos na propriedade dos sócios.
O Fogão a Lenha tem 110 lugares para acomodar os seus clientes e amigos e serve em média, entre 90 e 300 refeições diariamente.