quinta-feira, fevereiro 13, 2025
spot_img

Campo Grande, a Terra repleta de História e Big Friends

Finalmente o Na Rota dos Clássicos chega ao segundo maior bairro da cidade maravilhosa e o mais populoso da mesma. Ficou em dúvida? Então segue o comboio, porque a história é boa.

 Eu sou Marcio Henriques, proprietário do fusca Zé Begín, que você pode encontrar no Instagram pelo @zebegin_fusca70.

 A história deste lugar começa a ser contada pelos povos indígenas, mas logo após a colonização os jesuítas foram enviados para aquele que em algum momento da história, foi nomeado pelo então governador do estado da Guanabara, Francisco Negrão de Lima, como cidade. Cidade de Campo Grande.

Campo Grande é um dos poucos lugares do Brasil que ainda tem uma forte preservação e influência da Mata Atlântica. Terra de inúmeras estórias e contos, terra de muito trabalho agrícola. Campo Grande já foi referência no plantio de cana-de-açúcar e criação de gado bovino. Já foi referência e percussor no plantio e cultivo de café no Brasil. Já teve até o codinome de Citrolándia, por no final do século XIX início do XX, ter sido uma grande produtora de laranja. Lá também teve carro de boi, bonde a tração animal e bonde elétrico. Teve a ferrovia para facilitar o escoamento de suas produções. Viu a construção da Avenida Brasil, em seus quase 60km construída também para escoar sua produção em direção ao porto e não ver grande retorno. Viu a Rio-São Paulo ser construída e fazer com que a direção dos produtos mudar. Viveu o crescimento industrial com a chegada de empresas como fábrica Bangu, Michelin, Gerdau. Viu o Campusca ser campeão da série B do brasileiro em 1982 e realizar jogos memoráveis ao logo de sua história no estádio Ítalo del Cima. Flora, fauna, cachoeiras com piscinas naturais, trilhas leves, trilhas pesadas, visuais de tirar o fôlego, literalmente. Campo Grande tem o ponto mais elevado do Rio, com 1.025m, que fica no Parque Estadual da Pedra Branca. A “Cidade Big Field” também viu surgir, a partir de três amigos que sempre estavam indo a encontros antigomobilistas com seus respectivos fuscas, um clube que é Big até no nome.

 Essa história começa com um rolé para Barra de Guaratiba e desde então as quintas-feiras viraram sagradas para os encontros semanais, no mesmo posto de gasolina, onde hoje rola os encontros quinzenais.

Segundo Gabriel Neumann, “Todas as quintas, nos encontrávamos e sempre aparecia um curioso e o encontro foi tomando uma proporção maior por conta de não ter outro grupo dedicado a cultura Aircooled na localidade (pois todos tinham dado uma sumida). A quantidade de amigos foi crescendo e alguns começaram a serem mais próximos. Hoje temos 20 membros no total. Não temos sede ainda porém temos encontro quinzenal no posto Shell da estrada do Monteiro, em frente ao McDonald’s, em Campo Grande.”

 Ele ainda nos relata que, “Nosso requisito para se tornar um membro é, além de ter um veículo com motorização a ar (aircooled), tem que ser uma pessoa que esteja conectada ao grupo, frequentado os encontros e estreitando laços com a galera. Fazemos uma votação para saber quem quer que o novo participante entre no grupo e se a maioria assim decidir, ganhamos mais um Big Friend.”

 A vibe Big Friends é curtir os carros, saborear um bom churrasco e encontrar a rapaziada para aquela resenha top e seus encontros são sempre na 1ª e 3ª quinta de todo mês.

 Infelizmente ainda não há data para o evento anual, mas a rapaziada já está trabalhando para isso acontecer e uma das coisas mais top que eu tive conhecimento na estrada do Na Rota dos Clássicos é que os caras não tem diretoria e nem presidente. A galera resolve todas as caozadas juntos, como Big Friends, sem que a opinião de ninguém pese mais do que a do outro, nem as dos fundadores Gabriel Neumann, Jefferson Motta, Érico Abreu e Marcelo Leira.

Ir a eventos é algo que eles não organizam com muita antecedência, pois para eles é um lazer sem estresse e cobranças, então quando da para galera ir, show e quando na der, suave.

 O clube conta com 20 membros porém, tem gente que tem mais de 2 Aircooled. Rsrsrs Entendo bem como é isso! No meu clube é nesse ritmo também. Rsrsrs

 Gabriel encerra nos relatando que,  “Nosso foco é aircooled. Exclusivamente Aircooled, mas fica uma situação muito chata não deixar outros entrarem. Ainda estamos pensando como vamos impedir os radiadores de entrarem no evento sem que ninguém fique chateado, mas é muito difícil.”

 É uma decisão muito difícil de ser tomada, mas com certeza vocês saberão decidir da melhor forma possível.

 Eu já estou me organizando para passar uma quinzena no Rio e visitar geral, e sem dúvidas irei a Big Field bater aquele papo maneiro com a galera do Big Friends. Vocês também podem seguir e ficar por dentro da agenda deles através do @bigfriends_aircooleds .

 Pé no porão, mas com responsabilidade. Se beber não dirija.

Related Articles

LEAVE A REPLY

Por favor faça um comentário
Por favor informe o seu nome

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles