O Conselho de Turismo Costa do Sol (CONDETUR) participou da Audiência Pública, na manhã desta terça-feira, 18, na Alerj. O evento, realizado pela Comissão de Turismo, presidida pelo Deputado Júlio Rocha, teve como tema: Apresentação do Plano Estadual e das Políticas Públicas de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.
Na oportunidade, o presidente do CONDETUR Costa do Sol, Marco Navega, destacou a novidade sobre a reforma do Mapa do Turismo Brasileiro, que aponta a Costa do Sol como a região única no Brasil com 8 municípios turísticos.
A reforma resultou na recategorização dos municípios da Costa do Sol, com Cabo Frio, Búzios, Macaé, Saquarema, Arraial do Cabo e Rio das Ostras agora na categoria A. Além disso, Maricá foi recategorizada de C para B, e Araruama permaneceu na categoria B.
“Essa recategorização fortalece a Costa do Sol como a região turística mais importante do Brasil, não apenas no estado do Rio de Janeiro”, ressaltou.
Navega também anunciou que o Ministério de Turismo – MTUR vai realizar o Encontro Nacional da Regionalização do Turismo, que será realizado numa região turística no interior do estado, em Búzios, dias 25 e 26 de setembro. “O Encontro Nacional da Regionalização do Turismo é um evento que reúne representantes de todas as regiões turísticas do Brasil para discutir e debater temas relacionados ao setor. A realização do evento em Búzios é uma oportunidade para a Costa do Sol mostrar sua potencialidade turística e atrair novos investimentos para a região”, frisou.
Na ocasião, o vice-presidente do Condetur e atual secretário de Turismo de Búzios, Thomas Weber falou sobre a segurança na Costa do Sol e sobre as rodovias federal e estadual que precisam ser melhor atendidas.
“A segurança é um fator importante para o desenvolvimento do turismo na Costa do Sol. O aumento da segurança na região contribui para atrair mais turistas e incentivar novos investimentos. Além disso, a melhoria das rodovias federal e estadual na região é essencial para facilitar o acesso à Costa do Sol e incentivar o turismo local”, comentou.