Em documento endereçado ao prefeito e aos vereadores de Paty do Alferes, instituição esclarece os motivos para a não realização da nova nomeação
A direção do Instituto Preservale redigiu uma carta, endereçada ao prefeito e aos vereadores da cidade de Paty do Alferes, no interior do Rio de Janeiro, com o objetivo de apresentar a discordância à troca de nome da Praça Manoel Congo. Com a nova nomeação, o local passaria a ser identificado como “Pastor João Auto Silva”, em homenagem ao religioso, falecido em janeiro deste ano, vítima da Covid.
Em nota, declara que “o projeto não volte à pauta antes que se instale na Câmara dos Vereadores um foro para discussão em que seja garantida voz para lideranças, ongs, associações e institutos, a fim de que se discuta o porquê dessa iniciativa no momento em que o país atravessa a maior pandemia de sua história”. Em 15 meses, mais de 400 mil mortes foram confirmadas em decorrência da doença.
É importante ressaltar que Manoel Congo é uma referência à luta do povo negro brasileiro, já que liderou a mais importante rebelião de escravos no Vale do Paraíba, no Brasil.
Segue abaixo, em anexo, a carta para mais informações:
![](https://www.rotasrj.com/wp-content/uploads/2021/05/IMG-20210507-WA0039-803x1024.jpg)