A Coluna Na Rota dos Clássicos atravessou o estado. Saiu de Vassouras seguindo pela BR-393 por quase sua total extensão, chegou até a RJ-198, dobrou a esquerda e foi até Itaperuna, a cidade que é conhecida por ter apenas duas situações climáticas, quente e extremamente quente (Risos).
O nome Itaperuna é originário de duas possibilidades, ambas bem similares.
A primeira é que Itaperuna seria um termo proveniente da língua tupi antiga. Significa “pedra erguida escura”, através da junção dos termos itá (pedra), byr (erguida) e una (escura).
A segunda possibilidade da origem do nome Itaperuna é que seria a designação “ita” (pedra), “per” (caminho) e “una” (preta). Portanto caminho da pedra preta.
O município tem uma ligação direta com a história do Brasil. Foi a primeira cidade a eleger uma câmara legislativa republicana. Isso ocorreu em seu ano de fundação que coincidentemente, foi o mesmo ano da proclamação da República Federativa do Brasil.
Itaperuna teve grande destaque no cenário econômico do início do século passado, na área do café, onde que em um determinado momento da história, foi o maior produtor nacional.
Hoje, a cidade tem destaque na agropecuária, seja com gado de corte, seja com gado leiteiro.
Conhecida por ser uma Cidade Universitária, Itaperuna vem buscando diversificar sua economia e visitação através do turismo rural.
Possui duas estações ferroviárias abertas a visitação. Elas foram restauradas em 2008 e ainda preservam o estilo arquitetônico de quando foram fundadas.
Lá também tem seu Cristo Redentor! O monumento, inaugurado em 1966, tem 20 metros de altura, sendo o segundo maior do Estado do Rio de Janeiro e considerado um dos mais bonitos do Brasil. Foi oficialmente considerado irmão do Cristo Redentor, do Morro do Corcovado. O Cristo fica no Morro do Castelo e de lá, a vista é de tirar o fôlego.
Toda cidade tem a sua Igreja Matriz e com Itaperuna não é diferente. A Igreja Matriz São José Avahy tem um estilo eclético e merece sua atenção. Inaugurada em 1956 e ampliada em 1973 (quando ganhou um Salão Paroquial). A Igreja se destaca pela fachada frontal larga, na qual há um bonito desenho de São José, todo em azulejos.
Outro local que você tem que conhecer é o Parque das Águas Soledade. A primeira fonte foi descoberta ao acaso no ano de 1935, quando empregados da fazenda do coronel Balbino Rodrigues da França Júnior abriam valetas para o escoamento de águas pluviais.
Água Santa do seu Raposo ou Fontanário Raposo, como é conhecido hoje, é outro local para visitar. Ele compõe-se de três diferentes águas carbogasosas, cada qual com sabor e propriedades terapêuticas próprias. É um local bem curioso a se conhecer.
Toda cidade que se preze tem as suas festas tradicionais. A “Festa de Maio”, que é realizada em comemoração ao aniversário de emancipação politico-administrativa de Itaperuna, é uma delas. Outra festa tradicional da cidade é a Festa dos Carros de Boi de Raposo, que conta com três dias de festividade e terá sua 61° esse ano. O Festival do Milho também movimenta a cidade no meio do mês de julho. Evento mais que esperado por toda região. A gastronomia é o carro chefe.
Outra coisa que está virando tradição, para os quase 105.000 habitantes de Itaperuna são os Relíquias de Itaperuna. O grupo iniciou suas atividades no início do ano de 2020.
Para o primeiro evento anual, Exposição de veículos Antigos no Cristo de Itaperuna, Lucas diz que o clube foi surpreendido. “Houve mais de 203 carros inscritos e mais de 10.000 pessoas passaram pelo local. O evento aconteceu no mês de outubro, em parceria com a Prefeitura de Itaperuna e Secretaria de Turismo.”
Lucas encerra com um belo depoimento. “Hoje, o Relíquias é reconhecido como Clube perante sua organização e tamanho, a simplicidade dos nossos membros e a diversidade dos modelos dos veículos, onde na sua maioria são carros populares das décadas de 70, 80 e 90. Sem descriminação, o clube se tornou nossa família onde participam crianças, jovens, adultos e idosos. Decidimos não realizar nosso anual no ano de 2023 e deixar para o ano de 2024, pois esse ano iremos apoiar o clube de Antigos de Bom Jesus, cidade vizinha que são amigos nossos. O evento em Bom Jesus do Itabapoana será no último final de semana de Abril. O nosso queremos fazer ano que vem, pois a ideia é fazer na avenida Cardoso Moreira, que é a principal avenida da cidade e estamos correndo atrás de apoio dos comerciantes e da Prefeitura.”
Opalas, Fuscas, Variant, Kombi, Belina, Corcel, Santana, Gol Quadrado, Jeep, Rural Willys, Omega e Kadett Cabrio são alguns dos clássicos que participam do clube.
Para fazer parte da família Relíquias é muito simples nos siga no Instagram @reliquias_itaperuna e envie um DIRECT ou entre em contato com o Presidente ou Vice Presidente:
Paulo Jr. (22) 9.9903-4270
Lucas. (22) 9.9211-1511
Vem 2024, pois esse evento promete!
Por Marcio Henriques, proprietário do fusca Zé Begín, que você pode encontrar no Instagram @zebegin_fusca70.
![](https://www.rotasrj.com/wp-content/uploads/2023/01/WhatsApp-Image-2023-01-16-at-12.47.12-1-461x1024.jpeg)
![](https://www.rotasrj.com/wp-content/uploads/2023/01/WhatsApp-Image-2023-01-16-at-12.47.12-3-1024x788.jpeg)