quinta-feira, fevereiro 13, 2025
spot_img

Pães de fermentação natural da Da Mata Padaria fazem sucesso dentro e fora do Sana

O pão de fermentação natural, um antigo processo de sabor e saúde, está conquistando o paladar de gourmets, chefs e curiosos, tornando-se um protagonista na arte culinária contemporânea. Este pão, rico em sabor e tradição, promete a cada mordida uma experiência sensorial única, proporcionando um deleite autêntico e refinado a cada degustação.

A principal característica da fermentação natural é sua capacidade de criar um pão com um sabor inconfundível. Quem já experimentou sabe: é impossível confundir um pão feito com fermentação natural com os pães comuns de padaria.

Durante a pandemia, a procura por fermentação natural cresceu exponencialmente. Segundo dados apresentados na FIPAN 2024, a busca no Google por “como fazer pão com fermentação natural” foi uma das maiores no Brasil, o que mostra o interesse crescente do público por produtos mais saudáveis e artesanais. E foi nesse período que a turismóloga Carolina Faria Bianchi apostou no resgate dos métodos originais de produção, sem adição de qualquer tipo de conservantes e iniciou sua jornada na área da fermentação 100% natural e selvagem. Devido ao grande prazer do filho, de 2 anos, na época, em comer o tradicional pãozinho francês, e a percepção da pouca capacidade nutricional consumida por ele, Carolina, até então instrutora de Yoga, no Sana, região Serrana de Macaé, decidiu fazer um curso de produção de pães com fermentação natural e mudar os hábitos dentro de casa. Nesse momento, ela não imaginava, mas sua vida começara a mudar.

De imediato, os alunos de Yoga começaram a realizar encomendas dos pães produzidos por Carol. A notícia se espalhou, ela entrou na linha de produção e começou a surgir uma empresa de forma despretensiosa, mas que de imediato entendeu o seu papel: produzir pães de qualidade, de forma natural e extremamente sustentável. Em 2019, Carol viu uma grande oportunidade para oferecer produtos diferenciados e criar uma “assinatura” própria no mercado, dando início a Da Mata Padaria. Desde meados de 2023, a equipe vem crescendo, com a chegada de Daniel, que além de “colocar a mão na massa” literalmente, é um dos responsáveis pelo atendimento aos clientes.

Hoje, com um espaço físico no Criasana, espaço cultural localizado no centro do Sana, 6° distrito de Macaé, a Da Mata Padaria, tem uma produção semanal de 80kg a 100kg de pães, massas de pizzas e também sobremesas a base de biomassa. O espaço funciona sábados, domingo e feriados, das 10h às 22h.
Leveza e sabor são os adjetivos que podem definir muito bem as massas do Da Mata. A fermentação natural de 20h à 30h, permite com que o glúten seja devidamente preparado para nosso consumo, trazendo um sabor único, com uma capacidade nutricional mais elevada e com uma saciedade que surpreende. Todo esse processo artesanal resulta em um pão mais leve e fácil de ser digerido. O resultado é menos inchaço abdominal em função da pré-digestão, feita pelos fermentos lácticos e probióticos desenvolvidos ao longo da fermentação natural. Ou seja, após comer uma fatia generosa, você não vai ficar com aquela sensação de peso no estômago.

“Estamos nos aventurando na confeitaria há poucotempo, criamos doces feitos a base de biomassa de banana verde, da agricultura familiar daqui do Sana. Uma das missões da Padaria Da Mata é incluir a comunidade e de maneira sustentável conseguir utilizar o máximo de ingredientes e recursos daqui do Sana, movimentando a economia local”, disse Carol, preocupada em fomentar a economia circular e valorizar os produtores locais.
A empresa já exporta seus produtos para outros municípios, incluindo: Macaé, Rio de Janeiro, Niterói, Casimiro de Abreu, Barra de São João, Rio das Ostras. Os pedidos são feitos por meio de uma lista de transmissão de whatsapp, disponível no link da bio do perfil no Instagram: @damatapadaria. Para escolher os produtos é só acessar o site que também está na bio.
Curiosidade – Há estudos que apontam que os pães começaram a ser produzidos há aproximadamente seis mil anos, na região da Mesopotâmia, onde hoje está situado o Iraque, e foram difundidos por várias civilizações da Antiguidade. Esse pão era resultado de uma mistura seca, dura e amarga feita à base de farinha de trigo. A origem do pão está intimamente ligada ao processo de sedentarização do homem, quando se iniciou o desenvolvimento da agricultura, sendo o trigo um dos cereais resultantes dessa atividade produtiva.

Related Articles

LEAVE A REPLY

Por favor faça um comentário
Por favor informe o seu nome

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles