quinta-feira, fevereiro 13, 2025
spot_img

Associação de blocos de rua lança campanha ‘carnaval em casa’: ‘Saudades da folia, mas é preciso ser prudente’

  • RIO — Não existe verso de marchinha mais apropriado para definir o carnaval 2021 do que “este ano não vai ser igual aquele que passou”. Sem vacina para todos, não tem jeito, não dá para aglomerar. Pensando nisso, a Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro do Rio de Janeiro) lançou uma campanha para incentivar foliões a curtirem as festividades dentro de casa. Nesta primeira fase, marchinhas estão sendo usadas para fazer trocadilhos bem humorados: “Olha, olha, olha a água mineral… Da sua geladeira”.
  • — Nós também temos saudades da folia, mas temos que ser prudentes e responsáveis. Vamos fazer o carnaval em casa. Fora da pandemia, esta era uma época em que estaríamos planejando o lançamento das camisas, definindo as datas dos blocos no pré-carnaval… Dá um aperto no coração. Ao mesmo tempo, sentimos um alívio de tomar a decisão certa de cancelar a festa, porque precisamos ajudar a controlar a pandemia, a situação nos hospitais não está nada boa. E nos preocupa ver bares lotados e eventos clandestinos. Precisávamos nos posicionar — diz Rita Fernandes, presidente da Sebastiana.
  • Além dos vídeos de conscientização, a Associação vai liberar playlists com as músicas dos blocos e estuda a transmissão de lives e até oficinas, como fazer sua própria maquiagem carnavalesca é um exemplo.

— Curtir em casa é a mesma coisa? Não. Mas é minimamente possível celebrar com nossos familiares, pessoas da nossa bolha, sem precisar aglomerar na rua. Não vamos deixar a peteca cair.

A campanha já ganhou apoio de carnavalescos, como Leandro Vieira, da Mangueira, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

“Amo o carnaval, de rua e avenida, e com orgulho digo que é o meu ofício. Nele encontro o prazer de brincar e a renda com que pago minhas contas. Esse ano, porém, não é possível que haja o carnaval da maneira como gostamos e é preciso que a população entenda. Hoje, a Sebastiana, uma associação de blocos que luta há 20 anos pelo carnaval da cidade e seu direito democrático de ocupar as ruas de forma livre, lança uma campanha que lembra, como canta a marchinha, que este ano não vai, e não pode, ser igual àquele que passou. Trata-se de uma iniciativa de conscientização coletiva para que os foliões e amantes dessa atividade cultural fundamental para a identidade carioca não coloquem blocos na rua, ou realizem aglomerações festivas pela cidade, lembrando que enfrentamos uma pandemia. Conscientes, passaremos pela pandemia e – num futuro possível – realizaremos a atividade da maior e melhor forma”, disse Leandro, no Twitter.

“Para quem gosta de carnaval, dá até um aperto no peito, mas a causa é nobre e ano que vem a gente compensa”, disse o prefeito do Rio.

A Sebastiana busca agora apoio dos patrocinadores da folia para conseguir a realização de todas as atividades propostas.

— Ficamos felizes com esse apoio, assim, blocos, ligas, realizadores, poder público, viramos uma única voz. A gente gostaria é que as marcas patrocinadoras do carnaval também viessem com a mesma força do período da folia. Nessa época do ano em que sempre ganham com a venda do produto diretamente, é preciso mostrar que também estão ligados há causas de responsabilidade social — diz a presidente da Sebastiana.

Related Articles

LEAVE A REPLY

Por favor faça um comentário
Por favor informe o seu nome

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -spot_img

Latest Articles